segunda-feira, 16 de abril de 2012

Eu e meus bancos.

Se em 1992 eu não tinha como abrir conta em banco, alguns anos depois eu consegui o feito de ter conta em quase todos os grandes bancos.
A minha primeira conta corrente foi no banco Itaú, aberta em 1996. Foi nesta época que comprei meu primeiro título de capitalização e junto com o dinheiro que coloquei na poupança, ganhei 3 estrelas.
Em 1998, um primo que trabalha no Banco do Brasil me chamou para abrir uma conta e eu fui. Ganhei um Cheque Ouro do Banco do Brasil, cheque este que era sinal de status para quem o tivesse. Somente os meus tios "ricos" o tinham e isso depois de trabalharem longos anos...
Fiquei com estas duas contas por um bom tempo e pagando juros pela utilização dos limites. Mas como já disse antes, pagar juros era o de menos e eu ainda tinha CDC´s disponíveis para gastar também.
Em 1998 eu comprei a parte da minha sócia no escritório e saí da informalidade, virei um micro-empresário. A melhor coisa que fiz.
Como agora eu era alguém, pois tinha uma micro-empresa e um CNPJ, não pensei duas vezes em realizar um sonho: Comprar um carro! Quer dizer, comprar não, financiar! E financiar com juros!
Fui a uma concessionária e escolhi logo um carro 0Km! Chique demais!
Por um destes milagres do mundo capitalista eu consegui financia-lo mesmo tendo menos de um ano de empresa aberta.
O financiamento foi feito pelo banco HSBC, um banco hiper simpático. Nesta época o Itaú e o BB viraram bancos antipáticos porque me negaram crédito.
Alguns meses depois a gerente do banco me ligou avisando que já havia uma conta corrente pré-aprovada para mim e que eu teria que levar alguns poucos documentos para a efetivação.
Claaaro que eu fui lá, eu tinha que ser gentil com o banco que havia sido tão simpático comigo.
Sai da agência com mais um limite de cheque especial, dois cartões de crédito e um seguro de vida. Tempos depois este mesmo banco se tornou tão antipático que até ao juizado nós fomos!
O próximo banco simpático que apareceu na minha vida foi o Santander, que me financiou um outro carro e gentilmente me ofereceu uma conta, um limite e dois cartões de crédito.
Era muito chique ser cliente de um banco internacional e na folha de cheque ainda vinha escrito "Amigo desde 11/2005". Gente, o banco me chamava de Amigo! Até arrepio só de lembrar!
Em 2006 o BankBoston abriu uma agência na minha cidade e em março fui lá e abri minha conta. Eu achava o layout do banco lindo. Nele eu ganhei um limite e um cartão de crédito.
E detalhe: No BankBoston somente se abria contas via indicação. Mas como eu acreditava em milagres no mundo capitalista...
Após o BankBoston eu ainda abri uma conta no antigo Banco Real, limite e cartão inclusos.
Ainda tenho uma conta no Banco de Brasília, mas nesta eu não tenho nada. Abri esta conta somente para receber de um cliente.
Resumindo: Eu tinha conta em 7 bancos diferentes!
Acho que pelo tanto de dinheiro que já dei para estes bancos eu merecia ser chamado para almoçar com os donos deles toda semana. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário