sábado, 21 de abril de 2012

E os bancos começam a cortar os juros.

O assunto que dominou a pauta na última semana foi a redução nas taxas de juros cobradas pelos bancos.
Ainda está meio confuso mas o ponto principal que devemos prestar atenção é como se comportar daqui pra frente.
Tenho ouvido algumas coisas absurdas em relação a isto.
Uma conhecida minha teve uma "brilhante" ideia e veio perguntar a mim o que eu achava. 
Ela simplesmente estava pensando em ir ao banco e pegar um CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para quitar o carro!
Falei que esta era um excelente ideia, afinal ela iria pegar um CDC com uma taxa mais baixa em relação ao que era cobrado anteriormente e que ela iria quitar o carro em menos tempo, visto que esta operação é limitada a 24 meses.
Só que algumas pessoas são cabeças duras e quase nunca admitem que estão erradas, e é aí que elas se complicam. Ela retrucou dizendo que não tinha problema em pagar o carro financiado em 60 meses em 24 meses pois com a redução na taxa do CDC ela ainda sairia ganhando.
Como eu estava tomado de uma paciência divina neste dia, dei a ela um pouquinho do meu tempo e fui explicar tudo direitinho.
Perguntei qual foi a taxa utilizada no financiamento, ela respondeu que achava que era 1,9% (ela não sabia o valor que tinha contratado e mesmo assim tinha certeza que faria um bom negócio!). Pedi a ela para acessar o site do banco e procurar ver qual seria a taxa média a ser aplicada ao CDC. Na melhor das hipóteses ela pegaria uma taxa de 2,2%.
Vejam bem: O financiamento dela era de 1,9% e ela queria trocar por outro de 2,2%!
Depois de muito custo ela entendeu o que eu queria falar.
Dia desses a minha "Consultora de vendas" (nome chique para vendedor de carros) me ligou toda eufórica para me convidar a conhecer o novo carro que estavam comercializando. Quando eu falei que estava louco por este carro ela não perdeu a oportunidade e disse que eu deveria ir lá logo para gente fechar negócio e aproveitar a redução nas taxas de juros! Detalhe: Não tem nem um ano que eu troquei de carro.
Analisando estas duas situações fiz algo raro em minha vida, comecei a pensar.
Posso estar errado, mas é assim que eu penso e continuarei a pensar até que alguém me fale que estou errado.
Esta redução nas taxas é boa? Sim, é ótima! Mas é ótima para quem está pendurado em dívidas neste primeiro momento.
Estão vendendo uma ilusão de que o mundo amanhecerá colorido e que todos os problemas sumirão.
Quem estiver com vontade de mudar de vida e sair do atoleiro, este é o momento!
A pessoa poderá trocar uma dívida antiga e cara por uma divida nova e mais barata. Mas não poderá esquecer que apesar de tudo continuará endividada.
Este não é o momento para se fazer dividas, é momento de paga-las. É hora da pessoa arregaçar as mangas, reunir as dividas, pegar a calculadora e colocar tudo no papel. Analisar cada pendência que tem e procurar o banco que está oferecendo melhores taxas. 
Lembrando que se deve olhar não o valor nominal dos juros mas sim o CET, que é o Custo Efetivo Total das instituições pesquisadas.
O apelo para que se gaste neste momento será enorme, e como já falei, já começou. Juros baixos não significam uma vida cor de rosa e sim, uma vida pagando menos juros, mas pagando ainda. ;)

Um comentário:

  1. Parou?! Estava tão bom de ler. :( Tanta informação útil aqui.

    Beijos!

    ResponderExcluir