domingo, 25 de março de 2012

Por que eu gasto?

Já encontrei várias respostas para esta pergunta e mesmo tendo-as encontrado eu continuei gastando.
Poderia usar a desculpa clássica de que, quando era mais jovem, eu tinha vontade de ter as coisas e não podia.
Esta é uma desculpa que já está fora de uso, pelo menos para mim.
A resposta correta para esta pergunta é:
"Gasto porque sou de uma geração que conviveu por tempos com a inflação e nunca tive uma educação financeira".
E realmente a resposta é esta.
Eu sou de 1971, vi o que a hiperinflação fez ao país e naquela época eu não tinha perspectivas nenhuma de que algo iria mudar.
Eu comecei a me interessar por economia em 1986, quando uma professora de literatura chegou à sala de aula toda eufórica devido ao anúncio do Plano Cruzado.
Até então eu não me interessava por nada disso, quem pagava, ou fingia que pagava, as contas da casa era meu pai. A minha única obrigação era estudar, coisa que nunca gostei de fazer.
Devido a euforia desta professora fui procurar saber o que estava acontecendo. Depois de me inteirar sobre o plano, fiquei maravilhado. Sarney prometeu o paraíso para nós brasileiros.
Como todos devem saber nenhum plano "milagroso" deu certo nesta década. Nem o do Presidente que falou que só tinha uma bala na agulha para matar o tigre da inflação.
O Plano Collor fracassou e aí que a bagunça tomou conta de vez da economia brasileira.
Eu comecei a trabalhar em 1992 em um ambiente ainda dominado pela inflação.
Devido a este fato, o que eu tinha que fazer? Comprar logo hoje o que eu queria porque no dia seguinte o valor da mercadoria já seria outro. E era o que eu fazia.
Neste momento alguém pode perguntar porque eu não guardava o dinheiro, e eu respondo: Porque naquela época não era fácil abrir uma conta em um banco, ainda mais para mim que trabalhava na informalidade. Por isso a ordem era receber e gastar!
E eu fiz isto por longos anos.
Aí, em 1994, surgiu o Plano Real. Alguém acreditou que ele daria certo? Bem, eu não acreditei muito não, afinal de contas vinhamos de vários planos miraculosos mal sucedidos.
Acontece que ele deu certo. O Brasil mudou muito graças a ele mas a minha mentalidade não mudou: Continuei recebendo hoje e gastando ontem. Vai que este plano não desse certo?
Felizmente o Plano Real deu certo.
A esta altura eu já tinha conta em banco e a possibilidade de fazer várias aplicações. Mas a vontade louca de gastar irracionalmente sempre foi maior e por burrice nunca guardei dinheiro e devido a esta burrice perdi juros altíssimos pagos pelas aplicações financeiras.
Relembrando tudo isto cheguei a conclusão de que o que aprendi, em grande parte, em matemática durante minha vida acadêmica, foi besteira.
Geometria é um saco, aliás, geometria para mim só serve quando vejo uma pizza, que vem em uma caixa quadrada, é redonda e dá para dividir em triângulos.
Eles deviam era ter me ensinado matemática financeira, que é muito mais útil. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário